Manos Hubbard e Catarina Sousa vencem Sintra Pro 2009

Catarina Sousa é a primeira bodyboarder portuguesa a alcançar o título do Sintra Portugal Pro - Jeff e Dave Hubbard campeões na Praia Grande
Lisboa, 30 de Agosto de 2009 – A atleta de Carcavelos é a primeira bodyboarder portuguesa a vencer na mítica prova da Praia Grande, vitória alcançada numa final também inédita, disputada com a sua compatriota Rita Pires. Na categoria Open, Hugo Pinheiro não foi além dos quartos-de-final, enquanto o havaiano Jeff Hubbard fez a dobradinha com o seu irmão Dave (no dropknee) e levaram para casa os primeiros troféus do Sintra Portugal Pro 09.
A Praia Grande começou hoje a encher cedo. Afinal, estavam quatro bodyboarders portugueses em todas as fases finais que se disputavam no último dia do Sintra Portugal Pro 09. Hugo Pinheiro nos quartos-de-final Open, Nuno “Batata” Leitão" na finalíssima de dropknee e Rita Pires com Catarina Sousa para disputarem o primeiro lugar no pódio Feminino.Começando pelas raparigas, porque nunca em 14 anos de história do Sintra Portugal Pro haviam chegado duas portuguesas à final, resta dizer que apenas havia uma certeza; a de que a taça ficava em casa. E foi Catarina Sousa quem a levou. “Este foi o meu maior sonho concretizado", disse a atleta, vencedora incontestável da prova. Num heat final que a pôs frente a frente com a compatriota Rita Pires, a atleta de Carcavelos deu tudo por tudo e consegui esta vitória desde há muito ambicionada.Rita Pires, por sua vez, admitiu que não mostrou hoje o melhor dos desempenhos, e ainda salientou que deveria ter-se concentrado mais para esta final. No entanto, não deixou de considerar a vitória da sua companheira como completamente justa. Já Catarina Sousa teve uma atitude de absoluta dedicação ao Sintra Portugal Pro 09, depois de ter estado dois meses consecutivos a treinar diariamente e a descobrir os truques da Praia Grande. "Acreditei desde o início que ia ganhar esta edição", garantiu a atleta, que ainda viu Marta Fernandes, sua pupila da Boogie Chicks, completar o trio de vencedoras com um terceiro lugar na classificação geral.
Mas o dia de hoje abriu com a entrada dos homens na água, tendo os quartos-de-final sido fatídicos para o único atleta português presente nesta fase. Hugo Pinheiro caiu por uma margem mínima de pontos frente ao australiano Ryan Hardy, que beneficiou do facto de o bodyboarder português ter visto a prancha escapar-se das mãos por duas vezes, perdendo tempo na sua recuperação e ondas, que, seguramente, lhe garantiriam a passagem às semi-finais. Pinheiro ficou-se pelo quinto lugar e foi o melhor português em prova no Open
Ryan Hardy acabou por resistir até à finalíssima, mas não voltou a repetir as vitórias anteriores (nas meias-finais eliminou Bem Player). Jeff Hubbard estava imparável e a Ryan mais não restou do que assistir ao espectáculo havaiano e ver as ondas passar, com as melhores reservadas para Hubbard, que não desperdiçou uma única – logo na primeira sacou um fantástico ARS e quase a seguir não falhou um back flip perfeito para espanto da audiência. “Sempre quis vencer o Sintra Portugal Pro, e finalmente consegui”, rematou o bodyboarder.
Na final de dropknee, Portugal também esteve bem representado. Nuno “Batata” Leitão chegou incólume a eliminatória decisiva, mas não resistiu às manhas da Praia Grande. Escolheu o posicionamento errado na água e, conforme confidenciou, levou “ muita pancada” das fortes ondas que hoje também ajudaram ao espectáculo. O desânimo por parte do atleta era notório quando saiu da água, mas importa salientar a sua excelente prestação ao longo de toda a prova, sinónimo de que o dropknee está vivo e dinâmico a nível nacional. O campeão do Sintra Portugal Pro nesta modalidade foi mais um Hubbard, Dave.
Pelo meio, ainda aconteceu uma vistosa prova de expression session, onde as manobras espectaculares é que valiam pontos. Isabella Sousa foi a melhor e venceu com a ajuda de um fantástico invert de direita, perante a incredulidade dos nove homens que com a atleta brasileira competiram.
A entrega de prémios contou com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, que fez questão de enaltecer o bom desempenho dos atletas portugueses, e, segundo as suas palavras, espera voltar a ver em 2010 um Sintra Portugal Pro tão emocionante quanto o deste ano.
Classificações finais – Sintra Portugal Pro 09
Open
1º - Jeff Hubbard
2º - Ryan Hardy
3º - Ben Player
4º - Eder Luciano
5º - Hugo Pinheiro
Feminino
1ª – Catarina Sousa
2ª - Rita Pires

3ª – Marta Fernandes
4ª – Jessica Becker
Dropknee
1º - Dave Hubbard
2º - Ardiel Jimenez
3º - Dave Winchester
4º - Nuno Leitão
Melhores pontuações
Dropknee – Dave Hubbard (18.25 – heat 5)
Open – Jeff Hubbard (17.50 – heat 66)
Feminino – Isabella Sousa (17.25 – heat 4)
Portugal – Silvano Lourenço (16.25 – heat 39)
Melhores ondas
Open – Ben Plyaer (10.00 – heat 68)
Dropknee – Dave Hubbard (10.00 – heat 5)
Feminino – Isabela Sousa (9.00 – heat 4)
Portugal – Catarina Sousa (8.75 – heat 16)

O Sintra Portugal Pro 09 é uma prova Grand Slam do Bodyboard World Tour, e conta com o mais elevado prize money total ($60 000, cerca de €42 000). Ao incluir este ano uma etapa do Circuito Mundial de Dropknee, acrescentou $5000 (aproximadamente €3500) como prémio total para este atletas. A 14ª edição da Praia Grande teve mais de 170 inscritos.
A 14ª EDIÇÃO DO SINTRA PORTUGAL PRO É ORGANIZADA PELA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE SURF EM COLABORAÇÃO COM A IBA - INTERNATIONAL BODYBOARDING ASSOCIATION E COM A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BODYBOARD, CONTANDO COM OS APOIOS OFICIAIS DA MEO/TMN, DA VITALIS, DA SUPER BOCK, DA CAETANO ZOOM, DO IDP, DA EASTPAK, DA TEMAHOME E DA SOULSPOT
OS MEDIA PARTNERS SÃO A MEGA FM, A ZONA RADICAL E A RIDEIT

0 comentários:

Enviar um comentário

Invert's